Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC)

Assegure a conformidade ambiental do seu negócio, proteja seu patrimônio e garanta a segurança dos seus colaboradores.

Fale com um consultor

O gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) é um tema de extrema importância no cenário ambiental atual, especialmente em um contexto de crescente industrialização e urbanização. O descarte inadequado de resíduos, vazamentos de produtos químicos e outras atividades podem levar à contaminação do solo e das águas subterrâneas, gerando sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Avaliação Preliminar

A Avaliação Preliminar é uma etapa essencial no processo de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, conforme estabelecido na Decisão de Diretoria da CETESB DD 38/17 e seguindo as diretrizes da NBR15515-1 DE 11/2024. Seu objetivo é caracterizar o histórico de atividades desenvolvidas na área sob avaliação, identificar as possíveis áreas fonte e as fontes potenciais de contaminação, além de constatar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação. Para isso, são utilizados levantamentos históricos, entrevistas, imagens, fotos e inspeções em campo, visando fundamentar a suspeita de contaminação de uma área.

Investigação Confirmatória

A Investigação Confirmatória é uma etapa essencial no processo de identificação de áreas contaminadas, conforme estabelecido na Decisão de Diretoria DD 38/17 e seguindo a norma NBR 15515-2 de março de 2023. O objetivo principal é confirmar a presença de substâncias de origem antrópica em solo e águas subterrâneas, em concentrações que excedam os valores de investigação.

Investigação Detalhada

A Investigação Detalhada é uma etapa crítica no processo de gerenciamento de áreas contaminadas, realizada em conformidade com a norma NBR 15515-3 de outubro de 2024 - Passivo ambiental em solo e água subterrânea - Parte 3: Investigação detalhada, e conforme estabelecido na Decisão de Diretoria DD 38/17.

Estudos de Intrusão de Vapores

Dependendo do tipo de contaminante identificado no solo e/ou a água subterrânea, pode ocorrer a migração de compostos voláteis, na maioria das vezes tóxicas e/ou cancerígenas, para superfície. Por se tratar de concentrações muito baixas, pode não haver percepção de odor, mas a exposição a longo prazo, pode levar a sérios danos à saúde.

Os trabalhos relacionados à intrusão de vapores podem ter diversos objetivos que variam desde o entendimento da dinâmica dessa migração, até a capacidade de acúmulo em subsuperfície e determinação de locais preferenciais, além de medições em ar ambiente para avaliação da exposição dos receptores envolvidos.

Avaliação de Risco à Saúde Humana

A Avaliação de Risco à Saúde Humana é uma etapa fundamental no gerenciamento de áreas contaminadas, conforme estabelecido pela Decisão de Diretoria DD 38/17. Este processo é orientado pela NBR 16209 de setembro de 2013, que fornece diretrizes para caracterizar a existência de riscos para os receptores identificados, expostos e potencialmente expostos às substâncias químicas de interesse na área contaminada sob investigação. A avaliação determina a necessidade e a natureza das medidas de intervenção necessárias.

Modelagem Matemática de Fluxo e Transporte

A modelagem matemática deverá ser empregada para simular o comportamento temporal da contaminação, possibilitando a verificação de alterações nos cenários de exposição, e prever a potencial alteração da qualidade de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, assim como definir a necessidade de adoção de medidas de intervenção. 

Plano de Intervenção

O Plano de Intervenção é um componente essencial no processo de reabilitação de áreas contaminadas, estabelecido em conformidade com a Decisão de Diretoria DD 38/17 e a norma NBR16784-1 de abril de 2020. Este plano deve ser elaborado de forma clara e concisa, dentro de uma abordagem sistemática que avalie as melhores alternativas de intervenção para reabilitar a área contaminada para o uso pretendido, mitigando os riscos à saúde humana e ao meio ambiente a níveis aceitáveis, e, quando possível, eliminando a exposição.

Projeto Executivo de Remediação

O projeto executivo de remediação ambiental é um documento técnico essencial desenvolvido para guiar e implementar ações de remediação em áreas contaminadas. Esse projeto é elaborado após a conclusão da Avaliação de Risco à Saúde Humana e a definição das medidas de intervenção necessárias para controlar e mitigar os riscos identificados.

Assessoria Técnica no Processo de Obtenção de Certificados e Destinação Final de Resíduos

Fornecimento de apoio técnico na obtenção de certificados ambientais e licenças necessárias para operações relacionadas a resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Orientação na escolha de opções adequadas para a destinação final de resíduos, incluindo reciclagem, reutilização e disposição segura.
 

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Assegure a conformidade ambiental do seu negócio, proteja seu patrimônio e garanta a segurança dos seus colaboradores.

CLIENTES E PARCEIROS

logo de parceiro

Base Fotoaérea

Aerofotogrametria
logo de parceiro

ALS

Laboratório de Análises Químicas
logo de parceiro

Anhanguera

Educação
imagem cliente

Benx

Construtora
imagem cliente

Concepta

Industria Alimentícia
imagem cliente

Decor

Industria plástica
imagem cliente

Engevik Construtora

Construtora
imagem cliente

Grupo EP

Laboratório de Análises Químicas
imagem cliente

Kroton

Educação
imagem cliente

Leven

Locação de Equipamentos Ambientais
imagem cliente

Mérito

Fundo de Investimento
imagem cliente

Mexichem Amanco

Industria Plástica
imagem cliente

Parafix

Indústria
imagem cliente

Sabará

Indústria
imagem cliente

Sauber System

Equipamentos Ambientais
imagem cliente

SGS

Laboratório de Análises Químicas
imagem cliente

Trusty

Empresa de Perfuração
imagem cliente

Vapor Solutions

Laboratório de Análises Químicas
cobra

Cobra Conexões

Metalurgia
ep

Ep Analitica

Laboratório de Análises Químicas
so energy

SOENERGY

Sistemas Internacionais de Energia
Solvi

Solvi

Tratamento de Resíduos
botão de WhatsaApp